domingo, 27 de junho de 2010

Não sendo negligentes com Deus


Texto: ISm3:1-10:

Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada

I Samuel 3:1 O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram freqüentes.

I Samuel 3:2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver,

I Samuel 3:3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse,

I Samuel 3:4 o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!

I Samuel 3:5 Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou.

I Samuel 3:6 Tornou o SENHOR a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te.

I Samuel 3:7 Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.

I Samuel 3:8 O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o jovem.

I Samuel 3:9 Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou.

I Samuel 3:10 Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.

Antes que a lâmpada de Deus se apagasse. Que lâmpada é essa? A lâmpada aqui pode simbolizar muito bem a esperança, ou seja, em sentido conotativo, metafórico, antes que a lâmpada de Deus se apagasse pode significar antes que a esperança se apagasse. Este sentido se encaixa perfeitamente nessa passagem. Samuel realmente era uma esperança para aquele povo naquela época, Samuel foi um profeta e também um Juiz, foi o último Juiz em Israel.

Mas existe um sentido denotativo, para antes que a lâmpada de Deus se apagasse, lâmpada aqui pode ser realmente uma lâmpada. Samuel estava deitado no templo do Senhor, em que estava a arca. A lâmpada que existia no templo, no tabernáculo, era a lâmpada do candelabro. E antes que a lâmpada do candelabro se apagasse, o Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel. A lâmpada ia se apagar, mas antes que se apagasse o Senhor interveio.

A lâmpada ia se apagar, porque Eli não estava conservando em ordem a lâmpada do candelabro, sendo que esta obrigação era estatuto perpétuo; Eli devia conservar em ordem desde de tarde até pela manhã, de contínuo, mas ele estava deitado no lugar de costume, cujos os olhos começavam a escurecer. A lâmpada deveria ficar acesa continuamente, pois simbolizava o poder de Deus em dar luz e vida. Deus é "Maor": doador da luz (Lv24:1-4, Ex: 27:20-21). Eli estava negligenciando o serviço sacerdotal, que lhe era inerente.

E quantas vezes nós estamos como Eli, negligenciando aquilo que nos é incumbido? Negligenciando naquilo em que fomos chamados. Eli foi substituído por Samuel, pois não fazia aquilo que era sua obrigação como sacerdote, muita das vez achamos que aquilo que o Senhor nos comissionou só pode ser feito por nós, ledo engano meu irmão, todos nós somos substituíveis, principalmente quando negligenciamos com as coisas de Deus. Você não é insubstituível e Deus pode sim colocar outra pessoa no seu lugar.

Já pararam para pensar se realmente temos feito aquilo que o Senhor quer na nossa vida; Como não sermos desatentos, negligentes com aquilo que é do Senhor?

Devemos fazer o melhor para Deus: Deus te deu um talento, um dom, não desperdice as oportunidades que Deus te deu e não despreze aquilo que Deus te deu.

Não pode haver preguiça na vida cristã: Temos que orar, buscar, adorar, vigiar, com fervor com energia, enfrentando as adversidades de frente; lute não desista. Jesus disse: "no mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16:33)

Devemos estar no centro da vontade de Deus: Samuel estava perto da arca, que representava a presença de Deus, ele ainda não conhecia o Senhor, mas estava no lugar mais próximo que ele poderia estar perto de Deus. E realmente depois, o Senhor veio e ali esteve.

ANTES QUE A LÂMPADA SE APAGUE, O SENHOR TE CHAMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário