segunda-feira, 12 de julho de 2010

Estudos




CONHECIMENTO DA BÍBLIA (parte 1)

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (II Tm 3:16-17).

SIGNIFICADO, ORIGEM E PROPÓSITO DA BÍBLIA

VOCÁBULO BÍBLIA

A palavra Bíblia significa livros, vem da palavra grega "biblios", portanto, é o conjunto dos livros sagrados do Antigo e Novo Testamento. Este livro sagrado (não muda com o tempo) contém 66 livros, escritos por 40 autores, abrangendo um período de aproximadamente 1600 anos.

ORIGEM DA BÍBLIA

A origem da Bíblia escrita de que se tem notícia, remota ao tempo em que Deus disse a Moisés, "Escreve isto para memorial num livro" (Ex 17, 14). No entanto, Deus já havia manifestado ao homem, como Adão, Caim, Noé, Abraão e a muitos outros sem que fosse pela palavra escrita. A bíblia tem verdadeiramente origem divina.

No entanto a palavra de Deus tinha que perpetuar, então o próprio Deus, ensinou primeiramente por meio da palavra verbal, passando estes ensinamentos de pai para filho e a posteriori, fazendo-o de forma escrita, iniciando-se com Moisés.

PROPÓSITO DA BIBLIA

Qual é o propósito da Bíblia?

a) Dar-nos uma revelação da natureza de Deus, qual seja, que Deus é Luz, Amor, Espírito, Misericordioso, piedoso, Longânime, Benigno, Bom, Reto, Grandioso, e mui Digno de Louvor, Fiel, Santo e Poderoso.

b) Dar-nos revelação de sua vontade para com os homens, qualseja, santidade, obediência aos mandamentos, orar sem cessar, pacientes, perseverantes, e.

c) Dar-no uma revelação da responsabilidade humana em responder Sua Vontade, qual seja, que creiamos, que devemos estar arraigados na palavra e revestidos da armadura de Deus.

O Propósito da Bíblia é dar a primeira e a última palavra sobre as diversas opiniões humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário