quinta-feira, 8 de abril de 2010

Heresias, sutilezas de satanás, como combatê-las?

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persevera nesta coisa; porque, fazes isto, te salvarás, tanto a ti mesmo quanto aos que te ouvem." (1 Tm. 4:16)
"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO" (Cl 2.8).


O disfarce é ainda uma tática hoje muito poderosa de satanás contra o reino de Deus, é por isso que ele usa de engano, de sofismo para enganar a muitos e se puder até mesmo os escolhidos. Logo, a sutileza é uma arma poderosa de satanás para levar o ser humano ao erro, a perdição, pois faz que o homem perca a salvação por meio das heresias, fazendo-o acreditar que está indo pelo caminho certo. Desde a fundação da Igreja, os falsos mestres vêm disfarçando-se entre os filhos de DEUS para disseminar suas heresias. JESUS disse que os mestres do erro apresentam-se vestidos como ovelhas, mas na realidade são lobos devoradores (Mt 7.15).

Os Heresiarcas são fundadores e lideres de seitas ou movimentos heterodoxos. Usam de diversas estratégias tais como o disfarce, palavras persuasivas Cl 2.4, vãs sutilezas, suas mensagens em muitas das vezes parecem bíblicas, mas são puros engodos. Os expositores sectários preocupam-se com a aparência, para apresentar o seu movimento como um paraíso perfeito (2Tm 3.5), Os que caem nas armadilhas, uma vez fisgados por eles, dificilmente conseguem libertar-se: a- Por causa da lavagem cerebral que recebem. b- Em razão do terrorismo psicológico. c- Em razão da pressão que sofrem de seus líderes.

Eles pretendem fazer o povo desacreditar na Bíblia, de que Jesus não é o único caminho para a salvação é que os heresiarcas pretendem fazer, para que o ser humano perca a salvação e seja condenado eternamente. Os mestres do erro são classificados pela Bíblia como: a- "falsos apóstolos". b- "obreiros fraudulentos". c- Agentes de Satanás.

É necessário estudarmos as heresias para podermos combatê-las, pois sem o conhecimento das heresias, podemos permitir que sutilmente a Igreja seja assolada por elas (e isto já está acontecendo), ao mesmo tempo perdemos almas preciosas para Deus, não as conhecendo e não limitando a sua expansão.

Como identificar uma heresia: Para identificar uma heresia, devemos aferir dentro de seu escopo os seguintes pontos padrão: a. Argumento anti-bíblico: É o argumento doutrinário, da heresia, que se choca, torce, contradiz, aumenta ou diminui, com os argumentos bíblicos. b. Preeminência de parte da doutrina: Quando é preferida uma doutrina, em detrimento das outras visando amplia-la e difundi-la como verdade absoluta sobre as outras. c. Contradição dos fatos: Quando é negado algum fato bíblico, que fundamenta uma doutrina bíblica, com o fim de desacreditá-la totalmente ou parcialmente; abrindo assim espaço para citação de outro argumentos extra-bíblicos, baseando os acréscimos ou diminuição das doutrinas bíblicas. d. Incoerência lógica: A lógica deve ser usada nas doutrinas, afim de aferi-las, desde que não traga detrimento aos argumentos bíblicos. O fato é que a grande parte das heresias, não resiste a uma averiguação racional e lógica.

O povo de DEUS vive em constante batalha espiritual. O inimigo sempre trabalhou para desviar os crentes da vontade divina, induzindo-os a crenças falsas e práticas que desonram ao Criador. Por isso, devemos estar atentos quando um movimento religioso apresenta-se com persuasão e argumentos aparentemente convincentes. Trata-se, geralmente, de alguém que pretende mostrar-nos algo que não está de acordo com a Palavra de DEUS.
Shalom, Adhonai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário