segunda-feira, 19 de abril de 2010

O pecado imperdoável

Hamartiologia (comentário sobre Mateus 12:32)
Se Alguém proferir alguma Palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem por vir" (Mt 12.32)
Para se fazer uma interpretação deste versículo, faz-se necessário dividir o versículo em duas partes:
1) “Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; (...)”
2)“(...) Se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir”.
POR QUE ESTA DIVISÃO?
Jesus é cem por cento homem (carne) e cem por cento Deus (Espírito Santo) e neste versículo, Jesus distingue estas duas naturezas.
Ele Diz que se alguém proferir qualquer palavra contra o Filho do Homem (Jesus encarnado), como carne, ser-lhe-á isso perdoado, pois todo pecado contra a carne será perdoado, pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, porque Jesus, o Filho de Deus encarnado (na carne), na cruz do calvário, levou todos os nossos pecados, pois condenou Deus, na carne (Jesus), o pecado. (Rm 8: 1-3).

“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado”. (Rm. 8: 1-3)
PECAR CONTRA JESUS HOMEM (CARNE)?
No evangelho de São João, no cap. 16:8-9 (...) “Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem mim”;(...)
É o Espírito Santo que nos convence do pecado, aliás, Ele é o único que nos convence do pecado
No velho testamento temos inúmeras formas do povo judeu se purificar do pecado, por meio do sacrifício de animais, que era, na verdade, uma simbologia, que sempre apontava para o perfeito sacrifício, a saber, Jesus Cristo (carne). E por meio de Jesus, há a reconciliação com Deus, deixando de ser homens carnais e passando a ser homens espirituais.
“(...) Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá pelo seu pecado um novilho sem defeito ao Senhor, como oferta pelo pecado (...)”. (Lv 4: 3)
“(...) E por sua oferta pela culpa, trará, do rebanho, ao Senhor um carneiro sem defeito, conforme a tua Avaliação para oferta pela culpa; trá-lo-á ao sacerdote (...)”. (Lv 6: 6)
E é o Espírito da Verdade, que convence o homem do pecado e que leva ao verdadeiro arrependimento, religando-o novamente com Deus.
E QUANDO SE PECA CONTRA O ESPÍRITO SANTO?
“(...) Se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir”.
Quando se fala contra Jesus Deus (Espírito Santo), atribuindo o seu Poder a Satanás acaba-se negando o Espírito Santo, aquEle que convence dos pecados, aquEle que converte o homem ao Senhor, que retira todo o véu, iluminando a mente dos pecadores (2 Co: 3, 16-17).
“(...) Quando, porém, algum deles se converte ao senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (...)”.(2 Co: 3, 16-17).
Ao rejeitá-Lo (Espírito Santo) torna impossível o convencimento do pecado e conseqüentemente o arrependimento.
O coração está tão endurecido, cheio de incredulidade que acaba afastando o crente de Deus, tornando impossível à reconciliação. Pois, quando se atribuí o Poder de Deus (Espírito Santo) a obras do maligno está expondo a Jesus, Filho de Deus, à infâmia, a ponto de não ser mais possível o arrependimento, pois o crente ao ser iluminado pelo Espírito Santo, tornou-se participante do Espírito Santo, e ao falar contra o Espírito Santo acaba negando-O e negando a si mesmo.(Hb 6: 4-6).
“(...) É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renova-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificados para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o a ignomínia (...)”.(Hb 6: 4-6).
COMO PODER SE CONVENCER DO PECADO SE NÃO SE ACEITA AQUELE (ESPÍRITO SANTO) QUE É QUEM CONVENCE DO PECADO?
Não é possível neste caso ser convencido do pecado, pois, já não se é mais cego, pois o Espírito Santo já iluminou a mente do crente retirando toda venda por meio da Iluminação.
É como se o crente voltasse a ter a mente glorificada, por intermédio do Espírito Santo, porque quando se estar sobre a influência do Espírito Santo, o homem deixa de ser apenas o homem carnal e passa a ser o crente espiritual, tendo a mente de Cristo, uma mente glorificada e quando se comete o pecado tendo a mente glorificada, assim como lúcifer, o pecado é imperdoável.
“(...) Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo”.(1 Co 2: 16).
Tendo-se a mente glorificada (iluminada) e praticando-se ignomínia contra Jesus (Espírito Santo), o Poder de Deus, “(...) não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir”. Pois, ao fazer isto, por livre vontade, um ato consciente, (... onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade), acaba se recusando ao direito do convencimento do pecado e do direito ao arrependimento pelo Espírito Santo, não podendo mais se reconciliar com Deus, visto que, deixou de estar em Cristo Jesus.


Este foi o entendimento que eu tive sobre Mt 12:32, depois de muito meditar e estudar? O que vocês acham sobre o pecado imperdoável afirmado pelo próprio Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário