sábado, 10 de abril de 2010

Quem era Maria Madalena?

Maria Madalena se tornou objeto de grande atenção nos anos recentes. Numa livraria comum, pode encontrar vários livros que alegam expor a verdade sobre esta discípula de Jesus. Antes de ser enganado por fábulas fascinantes, deve se entender que o gnosticismo, a mesma filosofia que exalta Maria Madalena, contradiz a palavra de Deus em muitos outros pontos. Nega a perfeição do Criador, dizendo que Jeová, e não o homem, causou a imperfeição e o sofrimento no mundo. Nega a doutrina fundamental de salvação pelo sangue de Jesus, dizendo que a salvação não vem pela fé, e sim pelo conhecimento. Não tentaremos responder neste pequeno artigo a todos os erros do gnosticismo (muitos estudiosos da Bíblia têm refutado tais doutrinas ao longo dos séculos), nem a todos os mitos antigos e modernos sobre esta discípula de Jesus. Como nossa ênfase sempre está no ensinamento bíblico, vamos examinar o que a Bíblia ensina sobre Maria Madalena (MM):

1 - Sete demônios saíram dela (Lucas 8:2). MM e seus demônios. Está incluída nas narrativas entre as mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Teve uma experiência terrível, com certeza era desprezada, Jesus a livrou de uma situação angustiante. Ela era uma das mulheres que ajudaram Jesus e seus discípulos enquanto estes pregavam o evangelho (Lucas 8:1-3), ou seja, era uma missionária mantenedora da obra.

2 - Ela e muitas outras mulheres seguiram Jesus desde a Galiléia quando ele foi para Jerusalém no final do seu ministério (Mateus 27:55-56).

3 - Quando Jesus foi levado para ser crucificado, ela e outras seguiram de longe (Mateus 27:55-56; Marcos 15:40-41). MM estava junto à cruz. MM demonstra, desde a primeira referência a seu respeito, muita coragem e iniciativa., pois o império romano era muito rígido, ela poderia ser crucificada.

5 - Quando Jesus foi sepultado, ela foi uma das mulheres que observou o lugar onde o corpo foi posto (Marcos 15:45-47). MM junto ao Sepulcro. Ela e outras mulheres foram ao túmulo no primeiro dia da semana para embalsamar o corpo de Jesus (Marcos 16:1-2; Mateus 28:1). Era uma mulher de iniciativa. Quando ela encontrou o sepulcro aberto, correu para avisar Pedro e João (João 20:1-2). Ela foi uma das primeiras a receber a notícia da ressurreição quando um anjo falou às mulheres perto do túmulo aberto (Mateus 28:5-6). Anunciou a boa notícia aos discípulos (Lucas 24:9-10).

6 - Ela foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus depois da ressurreição (Mateus 28:8-10; João 20:13-18). MM junto diante de Jesus. MM foi a primeira testemunha do rompimento de todas as cadeias, ela, que era simplesmente uma mulher cujo testemunho nem teve credibilidade, tornou-se de grande relevância no seio da igreja. MM fora ao sepulcro e, ao perceber que, além de morto, o corpo de Jesus havia desaparecido, cai em prantos e chora. Mas sua tristeza se transforma em alegria ao reconhecer Jesus. Sua alegria é tamanha que Ele precisa pedir-lhe que não o prenda ao seu lado, e a encarrega de contar a boa nova aos discípulos. Liberta da opressão demoníaca, discípula, apoiadora e apóstola dos apóstolos de Jesus (ela leva a eles a notícia da ressurreição): eis o perfil das fontes canônicas sobre a fascinante figura de Maria Madalena. MM foi testemunha ocular do embasamento da nossa fé que Jesus morreu, foi sepultado, que foi ressuscitado e que Ele vive.

Agora, observe o que a Bíblia não diz:

1 - Não diz que Maria Madalena era a pecadora citada em Lucas 7:36-50. 2 - Não diz que era a mesma Maria, irmã de Marta e Lázaro. 3 - Não sugere nenhum tipo de relacionamento especial ou íntimo entre Jesus e Maria. Sempre fala de Maria junto com outras mulheres. 4 - Depois da ascensão de Jesus, a Bíblia nunca mais menciona o nome de Maria Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário