sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Abigail, mulher sábia e dedicada."

Texto: ISm 25:2-42

ABIGAIL FOI EXEMPLO DE PRUDÊNCIA

A iniciativa de Abigail marca sua história na Bíblia. Diante da tragédia prevista, Abigail sabia que não tinha muito a perder em tentar aplacar a ira de Davi e seus companheiros ofendidos por Nabal. Arriscar, ousar foi seu lema e a coragem e humildade, bem como, seu bom senso lhes guardaram - Pv. 2:11.
Estratégias de Abigail:

a) Abigail providenciou alimentos para Davi e seu Exército: Usou de Sabedoria, enviou alimento, pois sabia que o Davi e o Exército estavam famintos e irados.

b) Abigail pacificou os ânimos de Davi: Usou de Sabedoria, demonstrando humildade e submissão, pedindo reconciliação.
c) Abigail usou de bondade para apaziguar a ira de Davi: Usou de Sabedoria: mostrou-se bondosa, demonstrando que estava preocupada com Davi em derramar sangue inocente por causa da vigança e por isso foi louvada por Davi "bendita tu".

A RECOMPENSA DE DEUS NA VIDA DE ABIGAIL

a) Abigail é convida a ser esposa de Davi: Davi viu em Abigail as qualidades necessárias para se ter uma boa esposa, pois Abigail era virtuosa que sabia edificar a sua casa PV 14:1. Davi ficou encantado pela mulher sábia que o ajudou na hora certa, com as palavras certas e os gestos sábios. Estas qualidades vêm de Deus para todos nós.

b) Deus foi o Juiz e grande defensor de Davi: A prudência de Abigail tornou o mal em bem, ou seja, Davi deixou de vingar com as próprias mãos, e Deus foi seu Juiz e seu vingador. Nabal não ficou ileso, ao saber por Abigail o que havia sucedido, aterrorizado, adoeceu num estado apoplético e morreu - às mãos de Deus. Pv. 19:19

c) Abigail é recompensada por sua prudência e sabedoria: Ganhou um novo marido, que era um homem segundo o coração de Deus e "bem bonitão", bem diferente de Nabal que era um homem, insensato, duro e maligno. Abigail tornou-se inseparável companheira de Davi em todas as coisas boas e más - ISm. 27:3, 30:5, II Sm. 2:2, assim como o foi para Nabal até sua morte. Esta admirável mulher trabalhou arduamente para que estes homens não agissem de forma impulsiva e imprudente

Aplicação da lição nos dia de hoje:

Você consegue ter uma visão geral da crise que está vivendo no presente? Abigail enxergou além da tragédia que estava por vir.
Você usa sua habilidade para promover a paz?
Que desafio ou responsabilidade você tem enfrentado que requer uma vida sob pleno controle de Deus?

3 comentários:

  1. Congratulações pelo edificante e reflexivo espaço, e agradeço sua contribuição em nosso Blog.
    Shalom de IHWH para você e sua familia.
    Darckson Lira.

    ResponderExcluir
  2. Que possamos sempre,como mulher, edificar o nosso lar,com sabedoria e prudência,creio que atitudes como esta de abigail realmente faz a diferença de mudar uma setença de morte/vida,de um ausência de uma liderança no lar/verdadeiro(a) líder.bj paz do Senhor,seu blog está uma benção.Fabiana Matos (http://fabimatosmkt.spaces.live.com/)

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se alguma referencia quye fala da familia de abgail digo pais geração a que pertencia antes de casar se com nabal

    ResponderExcluir